Nas áreas externas de clubes, condomínios, praças ou largos de loteamentos são comuns problemas relacionados à inadequação do espaço ao uso pretendido.
Transformamos a realidade de um espaço valorizando o imóvel e melhorando a qualidade de vida dos usuários através do controle sonoro, de iluminação, térmico, acessibilidade e economia de energia e água.
O lazer, a recreação, as atividades esportivas e contemplativas muitas vezes são relegados a um segundo plano no momento da implantação de equipamentos, ou não sofrem modernizações e manutenções, tornando-se obsoletos.
O trabalho consiste em implantar barreiras acústicas, elementos paisagísticos, de acessibilidade, mobiliário urbano (bancos, luminárias, bebedouros, lixeiras, etc…), equipamentos para prática de esportes, ciclismo e pedestrianismo. Em todas as tomadas de decisão do projeto serão consideradas a escolha correta de materiais, as cores que comporão os sistemas de pavimentação assim como eventuais construções (que poderão abrigar sanitários, vestiários e outros edifícios de apoio).
Além de garantir a qualidade de vida dos moradores estes espaços, quando bem implantados, atuam como oásis urbanos: locais onde temperatura, umidade ventilação e radiação auxiliam no controle de fenômenos meteorológicos que causam mudanças climáticas, e, através do controle do nível de pressão diminuem a poluição sonora. Nestes locais também são evitados desperdícios de energia e água através de medidas de controle do consumo.
Nas regiões onde são implantados estes espaços controlam-se os alagamentos, propagação de ruídos, sensação térmica e de iluminação, além de garantir a acessibilidade de todos.
Analisa-se qualitativamente o local, levando-se em consideração aspectos espaciais e ambientais, tais como a geometria, o material e cor dos elementos dos sistemas construtivos e de revestimentos, dos equipamentos, instalações hidrosanitárias, elétricas e da vegetação.
Através de instrumentos coletam-se dados quantitativos relacionados ao nível de ruído, luminância, ventilação, radiação, temperatura e umidade relativa do ar.
Desenvolve-se uma proposta de intervenção espacial que adequa as condições sonoras, de iluminação, térmicas e de acessibilidade às necessidades dos usuários e das atividades previstas para o local, dentro dos critérios de definidos pelas normas.
É criado um cenário futuro que avalia a relação custo benefício da implantação das obras, define um sistema de gestão ambiental do espaço e proporciona a programação de investimentos dentro de um fluxo de caixa adequado à disponibilidade do cliente.